• Zapex Logística

Conheça 5 softwares para o controle de estoque e por que ter um


Uma empresa merece cuidados especiais em sua administração. Todo empreendedor saber que um negócio precisa do controle do estoque. Este item merece uma atenção, já que um estoque bem gerenciado, pode economizar dinheiro. No entanto, organizar o controle do estoque não é benefício somente por isto. Já que ter conhecimento sobre os produtos da sua empresa ajuda também a saber quais possuem saída. Para que a gestão da sua loja mantenham-se organizada é necessário optar por um sistema de gerenciamento. O que vemos normalmente entre as médias ou pequenas empresas é manter o estoque de modo manual. Mas, isto pode trazer alguns transtornos e como alternativa é válido apostar em um software. Com o programa é possível facilitar pequenas ou grandes empresas do setor varejista. Para entender como este sistema pode ajudar no gerenciamento e configuração,confira a seleção de software que separamos e entenda também suas vantagens.

Para que ter um controle de estoque?

Antes de apresentar as dicas de programas, vamos explicar como este sistema pode ser útil para o negócio. Com o controle de estoque é possível registrar, fiscalizar e gerenciar a entrada e saída dos produtos. Com o software é possível acompanhar tudo que está ou não disponível. Assim é possível verificar alguns dados, tais como:

  • Quais os produtos mais vendidos;

  • Quais os produtos menos vendidos;

  • Valor investido no estoque;

  • Ter a estimativa de vendas;

  • Criar uma estimativa de novos pedidos com os fornecedores;

  • Ter as informações sobre a compra.

Com os pontos acima é notório como este controle é fundamental para o seu negócio. Ainda o mais interessante é que pode ser aplicável para grandes ou pequenas lojas.

Atualmente, existe duas formas de fazer o controle, sendo manual ou por software. Na primeira é preciso que ocorra o preenchimento de papel, entre outros documentos. Isto é muito comum em lojas menores, mas a dificuldade principal é gerenciar, o que pode ocasionar erros e isto custa dinheiro.

Já com o gerenciamento por software previne a ocorrência de erros, além de proporcionar uma economia. Entretanto, os benefícios não param por aí, para ver outras vantagens, confira a seguir.

Benefícios ao usar um sistema de gerenciamento de estoque


Otimização

Ao ter o estoque organizado por um sistema é possível gerir a quantidade dos produtos e ficar livre das planilhas. Através da automação é simples diminuir o tempo de contagem de mercadorias, além do programa criar um registro de entrada e saída dos produtos. O sistema dinamiza os processos, assim você pode dar adeus em ter que contar e recontar o seu estoque de produtos toda semana.

Melhor produtividade

A otimização influência na produtividade da sua equipe, pois o tempo para anotação e contagens são reduzidos, inclusive a saída do produto. Conforme o software a atividade pode ocorrer de modo automático quando existe uma venda. Em outras palavras um processo a menos para se preocupar! Sabe o que significa? Uma maior otimização do trabalho. Além disso, vale lembrar que com a melhora da produtividade existe uma redução dos erros e isto significa mais tempo para outras atividades da empresa.

Armazenamento

O planejamento permite que a empresa não gaste dinheiro com itens que estão no estoque por muito tempo. Neste caso, evita gastar com algo que pode ficar muito tempo parado. Isto implica em deixar de investir em itens mais rentáveis e que possam trazer lucros futuros para a empresa.

Organização da empresa

Através do controle sua empresa vai ficar mais organizada, sem papéis e arquivos de controle. O programa vai reunir todos os itens necessários da empresa, tais como:

  • Guardar e fazer o cálculo do valor total dos produtos;

  • Apresentar a quantidade dos produtos no estoque;

  • Informar quando uma mercadoria estiver em falta;

  • Dar saída automática dos produtos quando houver vendas.

Como escolher o gerenciamento de estoque?

Para definir qual sistema de gerenciamento é ideal para a sua empresa, separamos alguns pontos que é preciso analisar. Veja quais:

Orçamento: procure um software que esteja dentro do orçamento da sua empresa.

Funcionalidade: conheça o sistema e veja se está adequado ao seu negócio. É importante analisar se oferece funções adaptáveis a empresa, como sistema de entrada, quantidade de mercadorias, produção de relatórios entre outros;

Compatibilidade: antes de definir veja se o sistema é compatível com os computadores da sua empresa, para evitar gastos com novos computadores;

Suporte: procure informar se a fornecedora do estoque possui suporte ao usuário. Em caso de problemas o recurso pode ajudar.

Como vimos ter um estoque controlado, pode ajudar a empresa fluir e evitar prejuízos ou perdas. Além disso, o programa pode facilitar o gerenciamento do negócio e proporcionar uma eficiência e organização em alguns processos internos. Sem contar que o programa pode diminuir desperdícios, seja no tempo e na energia quando for gerir os recursos financeiros.

Com o estoque administrado a produtividade vai aumentar os custos e as perdas vão diminuir ou erradicar. Consequentemente o capital pode ser investido em outros recursos na empresa ou em aplicações.

5 sistemas de gerenciamento de controle de estoque

Agora que você sabe como o gerenciador pode ser funcional para o seu negócio e facilitar a organização e automação, veja algumas opções:

1# Conta Azul

O Conta Azul funciona online e permite que você acesse de qualquer local, desde que tenha conexão com a internet. Entre as funções, o programa oferece alimentação automática do estoque, inventário e cadastro de produto e muito mais. O sistema possui opção de teste gratuito.

2# Easystore

O Easystore possui uma interface facilitada, além de funções como integração do estoque, cadastro de produtos, cliente e fornecedores.

3# Gran money


O Gran Money facilita a gestão empresarial e tem também função de controle de estoque. O diferencial é que apresenta a versão mobile e pode ser acessado do seu smartphone.

4# GestãoClick

O GestãoClick permite gerenciar produtos, compras, pedidos, relatórios, fazer transferências, além de manter o cadastro dos fornecedores.

5# Lexos

O Lexos conta com gerenciamento do estoque, vendas, compras, e permite até a impressão de etiquetas.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para ler outros conteúdos e ficar informado! Acesse www.zapex.com.br


0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon

©2019