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Dia do Consumidor: como conquistá-los e vender mais com 9 técnicas


Seja qual for o segmento da sua empresa, sem dúvidas vender mais é fundamental para crescer e aumentar as chances de expandir o seu negócio.


E que tal aproveitar o Dia do Consumidor para aprender novas técnicas de vendas?


Para começar, entenda que o Dia do Consumidor é uma data comercialmente importante, criada para lembrar da importância do consumidor no mercado, afinal, sem ele as relações de vendas nem existiriam.


Por isso, lembre-se sempre de que o consumidor é o centro do seu negócio. E, que sua marca deve trabalhar todos os dias para levar os melhores produtos e serviços para ele.


Continue a leitura deste artigo até o fim e aprenda 9 técnicas para conquistar clientes e vender cada vez mais!


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1.Seja um vendedor de excelência



O primeiro passo para vender mais, é trabalhar com excelentes vendedores.


Manter-se atualizado sobre o mercado de negócios é essencial para competir com os seus concorrentes e para saber com qual produto continuar trabalhando ou não.


Atualize-se também sobre as suas vendas em si com relatórios constantes de curva ABC, fornecedores, vendas gerais, entre outros.


Vender é muito mais do que simplesmente fechar negócio. É preciso ter uma carteira de clientes para vender sempre e com qualidade. Por isso, um bom vendedor deve apresentar as seguintes qualidades:


  1. Objetividade;

  2. Otimismo;

  3. Honestidade;

  4. Assertividade;

  5. Persuasão - com boa intenção;

  6. Paciência;

  7. Disponibilidade.



2. Organize suas tarefas



Tudo o que é feito com organização costuma trazer melhores resultados.


Nas vendas não é diferente, pois se você organizar as suas tarefas, sobrará mais tempo para você planejar as suas próximas ações ao invés de desperdiçá-lo buscando documentos, pesquisando contatos perdidos ou qualquer outra coisa.


Trabalhar com metas e objetivos também auxilia para ter um impulso a mais para realizar as vendas.



3. Não minta sobre o seu produto




Mentir para o cliente ou prospecção prejudica não só a sua venda como também a sua reputação.


Mesmo que você saiba que não vá atender a necessidade de determinado cliente, não insista e não tente empurrar com propaganda enganosa, seja claro, justo e sincero, talvez você possa até efetuar a venda pela sua honestidade.


Ética e honestidade são virtudes essenciais para qualquer vendedor ser bem sucedido em sua profissão.


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4. Crie um vínculo entre você e o seu cliente



Não vale a pena apenas fazer uma venda, o importante é proporcionar uma experiência completa ao seu cliente e fidelizá-lo para que você venda para ele cada vez mais.


Faça o cálculo, se ao menos metade dos seus clientes voltarem a fazer negócio com você, é 50% de retorno da sua estratégia inicial.


A venda começa muito antes do contato e termina bem depois da entrega do produto, pense nisso.



5. Ofereça atendimento personalizado e cordial



Não importa quantos clientes você tenha, eles são a sua maior estratégia de marketing, portanto, customize o atendimento de cada um e atenda-os da maneira que cada um merece e que você ache cabível.


Nenhum comprador é igual, o argumento que te rendeu uma venda pode não funcionar com outra pessoa.


Um bom vendedor é aquele que sabe chamar cada um de seus clientes pelo nome!


Além disso, um vendedor precisa de carisma e entusiasmo para cativar os clientes e convencê-los não só de que o seu produto é bom, mas também que ele não é apenas uma venda e sim parte do seu negócio.


Sorria sempre, a alegria e o bom humor são contagiosos e podem ser cruciais para a conclusão de uma venda.



6. Aproveite “ganchos” e datas especiais



Se você trabalha com algum produto que entrou na moda, não perca tempo e invista todo o seu marketing nele.


Isso também vale para datas comemorativas, aproveite Natal, Páscoa e afins para efetuar promoções e sorteios para atrair clientes e aumentar as suas vendas.


O marketing e a propaganda são a alma do negócio, aproveite essas datas para colocá-los em prática.


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7. Seja assertivo nas perguntas



Para oferecer o melhor produto, é preciso saber exatamente o que o seu cliente está procurando.


Portanto, seja claro e assertivo nas perguntas para não ficar com dúvidas do que o consumidor quer, assim, ambos ganham tempo e agilizam a venda e a compra.


Esse comportamento também demonstra seu interesse na negociação, faça com que o seu cliente veja isso também.



8. Tenha uma logística eficiente



A experiência de compra e venda não termina no momento em que o pagamento é realizado, principalmente quando falamos de lojas online, os famosos e-commerces.


Por isso, ter uma logística eficiente é fundamental.


Quando a entrega do produto ao cliente é realizada dentro do prazo estipulado no momento da compra e em uma embalagem adequada, que a assegura durante o transporte, a satisfação é garantida!


Por isso, invista no seu sistema de logística e busque parceiros com qualidade comprovada no mercado para não comprometer a imagem da sua loja.



9. Fidelize o seu cliente



Melhor do que vender para alguém é convencê-lo a voltar a fazer negócio com você.


Um cliente fidelizado, além fazer novas compras, é o melhor meio de propaganda que sua empresa pode desejar: o boca a boca!


Por isso, dedique-se ao pós-venda.


Procure saber como foi a experiência de compra do seu cliente e sua satisfação com o produto. Essa atenção é a cereja do bolo de uma venda bem sucedida e o segredo para fidelizar o novo cliente.


Aplicando essas técnicas de vendas, você provavelmente terá algum resultado a curto e longo prazo, mas a principal ação que você deve executar é sempre conferir e manter a qualidade dos seus produtos.


Não adianta vender e não convencer, uma má reputação é pior do que nenhuma reputação.


O mais importante de tudo é não desistir quando as coisas não derem certo.


Nem sempre tudo sairá da forma como você planejou, mas quando isso acontecer, é preciso repensar suas estratégias e recomeçar.


E não se esqueça de compartilhar com a gente nas redes sociais os resultados que você conquistar com as nossas dicas. Agora, é com você! Boas vendas!


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