Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon

©2019 

  • Zapex Logística

Logística: como o cálculo de cubagem influencia no valor do frete?



No meio logístico é fundamental ter conhecimento sobre o cálculo de cubagem para que seja feito o transporte de cargas. Um dos grandes desafios para as empresas é garantir que o envio das cargas funcione perfeitamente para os seus clientes.



Com o planejamento em logística é possível que os clientes tenham os seus produtos adquiridos tudo dentro do prazo. Assim com o cálculo é fácil ter detalhes sobre o carregamento do veículo e informações sobre o valor do frete. Neste processo é necessário entender como funciona, principalmente porque a maioria dos empreendedores confundem o peso cubado e fator de cubagem.



Para compreender como funciona e ajudar os empresários vamos explicar como funciona. Portanto, se você deseja aprimorar o trabalho de transporte de sua empresa, acompanhe o artigo até o final para tirar suas dúvidas!



Boa leitura!


Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Custos Logísticos: conheça os 7 principais e suas funções



Logística: O que é cubagem?


A maior parte das empresas desejam se destacar no mercado, ou seja, ter os melhores resultados e agradar os seus clientes. Neste caso é preciso investir na otimização das práticas e ter um diferencial competitivo, isto segue desde o recebimento e envio das mercadorias aos seus destinos. Para ter o sucesso no transporte das cargas é preciso trabalhar em etapas para proporcionar a rapidez e qualidade de suas empresas.



Dentro destas etapas a cubagem detém um destaque, já que é preciso produzir mais e gastar pouco. Geralmente, o conceito de cubagem é relacionado ao volume de um objeto relacionado ao comprimento x altura x largura. Neste meio, o termo cubagem é apresentado na definição do peso que uma mercadoria é embalada, além do espaço que a mesma ocupa em um veículo. Em resumo, este processo tem como função utilizar o espaço físico da carga dentro da capacidade do peso da frota.



Como fazer o cálculo da cubagem



Agora que você entende um pouco sobre a cubagem é preciso saber o que é o cálculo.

A cubagem de uma carga é definida com o volume que ocupa no veículo. Assim é utilizado para o cálculo do peso cubado, pois, nem sempre o peso e o tamanho é proporcional. Já que existe volumes pequenos, mas que são pesados e alguns grandes que são mais leves. Ao ter este número é possível planejar o carregamento e evitar a circulação do veículo com espaços vazios. Sendo assim, permite otimizar o transporte fazendo com que valor do frete seja menor.



Cálculo de cubagem



A cubagem do volume e o seu valor influencia no frete e no carregamento do veículo. Para compreender como é feita confira a sua fórmula:


comprimento X altura X largura


Em exemplo: caso uma embalagem apresente 50 cm de altura, 50 cm de largura e 50 cm de comprimento, o seu volume será:


0,50 m x 0,50 m x 0,50 m = 0,125 m³.

Logo a caixa apresenta 0,125 de metrô cubado.



Isso também vai te interessar. Como um digital influencer pode ser o porta-voz do seu e-commerce?



Diferença entre cubagem, volume e peso cubado




Como estes três itens caminham juntos, conheça um pouco dos termos e como são aplicados.



Volume


O volume significa a relação das dimensões do objeto. Para saber qual o seu valor, basta utilizar a fórmula que apresentamos acima.



Cubagem


Apesar do cálculo da cubagem e do volume ser feito do mesmo modo, não quer dizer que são iguais. O termo cubagem é usado para o espaço que um item pode usar no veículo e permitir o planejamento e dimensionamento das cargas. O objetivo final é que todas as cargas sejam consolidadas de forma otimizada.



Peso cubado


O peso cubado é o modo de garantir que as transportadoras fazem a cobrança do frete de modo justo. Em casos que a embalagem é grande, porém, pesa pouco. De forma direta indica que esta carga pode ocupar um espaço grande em um caminhão, mas essa não interfere tanto no limite de peso do transporte do veículo. Para calcular o peso cubado a fórmula usada em cubagem/volume segue o fator da cubagem ao final, sendo:


comprimento X altura X largura X fator de cubagem


Para facilitar, seguimos com exemplo citado anteriormente:


Dimensões de 0,50 m x 0,50 m x 0,50 m;

Fator cubado de 300 (para o transporte rodoviário).

O peso cubado do veículo fica: 0,50 x 0,50 x 0,50 x 300 = 37,50 kg.


No entanto, não pode esquecer de conferir as medidas das embalagens (seja em metros ou centímetros) o peso (gramas, quilos ou toneladas). E quando as unidades estão diferentes é preciso que ocorra a conversão para metros e quilos.



O que é fator de cubagem?



O fator de cubagem é usado como representação do metro cúbico que ocupa dentro do veículo. Para sua definição sua base é considerada ideal no transporte de cargas. Este utiliza números específicos para cada modal, que em convenção são:


300 kg/m³ no rodoviário;

166,7 kg/m³ no aéreo;

1.000 kg/m³ no marítimo.


Através do cálculo da cubagem é possível que a cobrança do frete ocorra de modo justo. Assim este cálculo acontece com base no maior valor do peso bruto e o peso cubado. Inclusive é através deste que ocorre a consolidação das cargas para que aconteça a otimização e ocupação do veículo.



Importância da cubagem


No final das contas cada vez mais as empresas precisam se destacar no mercado e garantir alta performance em suas operações. Este fator aumenta da mesma forma que as expectativas dos consumidores, que desejam suas mercadorias rapidamente e sempre em melhor estado. Através da cubagem é possível ter o equilíbrio desde a quantidade das mercadorias entregues e a capacidade dos veículos.



Todos estas etapas são importantes para garantir a eficiência dentro do transporte.

Independente dos desafios no transporte das cargas, como rapidez de entrega, defasagem do frete, ao utilizar a cubagem permite otimizar todo o planejamento. Em consequência, garante a redução dos custos e o trabalho de entrega.



De forma geral o processo de cubagem traz diversas benefícios para as empresas e para os clientes, inclusive para as transportadoras. Como a economia dos recursos, uma maior rapidez nas entregas e até mais qualidade para as mercadorias. Sendo assim, vemos como é importante entender como é este processo, como ele se aplica e pode trazer eficiência no transporte de cargas.



Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de acompanhar nossas redes sociais para ler outros assuntos relacionados.


29 visualizações