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O que é e-commerce? Saiba como montar a sua loja virtual


Se você quer montar o seu negócio virtual você precisa saber tudo sobre o universo do e-commerce. Confira 4 passos essenciais para montar um e-commerce.


Sabe aquela caminhadinha boa que às vezes damos no shopping, e que doem as pernas de tanto procurar o que queremos? Pois bem, no e-commerce esse cansaço físico não existe. Mas o mental pode surgir, se ele não seguir estes 4 passos.


Hum, fale-me mais sobre isso…


Pois bem, essa facilidade faz com que seus clientes cheguem até você. Mas antes de mais nada o seu e-commerce deve estar preparado para as vendas. Como? Continue lendo que você não vai se arrepender.


Primeiramente queremos que responda uma pergunta: você está realmente a fim de montar o seu negócio online?


Se a sua resposta foi sim, bem-vindo ao artigo onde vamos te explicar sobre como montar um e-commerce.


Não deixe de ler o nosso último artigo sobre a volta às aulas: 5 desafios encontrados por empresas de logística



O que afinal é um e-commerce?


Muitas pessoas podem confundir e-commerce com marketplace. Porém o e-commerce é definido quando em uma plataforma virtual própria, se tem produtos de uma única empresa.


Para facilitar: A empresa X só vai ser considerada um e-commerce quando ela começa suas vendas online vendendo produtos da empresa X, e não dá X mais Y.

Além disso, um e-commerce não utiliza de intermediários para o processo da venda, revendedores, etc. Diferentemente de um marketplace.


Mas, como tudo começou?


A história do e-commerce além de muito longa é um tanto que curiosa, mas isso é assunto para outro dia… Então que tal uma linha do tempo bem simples para entender como tudo aconteceu?


Década de 1970 - Alunos da universidade de Stanford e do MIT, utilizaram uma antecessora da internet ( ARPANET ) para comercializar maconha.

1979 - Michael Aldrich, criou um projeto que possibilitava fazer compras online através de uma televisão que ele chamou de Videotex.

1990 - Lançamento do primeiro buscador da web, o WorldWideWeb (www), criado por Tim Berners-Lee.

1992 - Criado o primeiro website comercial que vendia livros online

1995 - Fundação da Amazon e da eBay (que, com certeza, você já ouviu falar né).


Claro que estamos passando bem rapidamente e superficialmente pela história do nosso amado e-commerce, mas vale a pena dar uma pesquisada a fundo nessa grande história que revolucionou a forma como consumimos produtos e serviços.


Sem mais delongas, vamos a pergunta que não quer calar…


Você precisa saber mais sobre o que é formação de preço de vendas e como montar o seu?



Como eu posso começar a montar o meu e-commerce?


1º Passo - Crie o seu site


Para a nossa alegria, ter um e-commerce hoje em dia é muito simples, pelos menos não é tão difícil quanto antigamente.


Tudo isso porque recursos de todos os tipos existem para facilitar a sua vida na hora de começar a vender online. E começando pela escolha do site do seu e-commerce.


Lembre-se, o site do seu e-commerce, acima de tudo, deve ser funcional e chamativo!


Isso porque, não adianta ter um site atraente e harmônico, se na hora H, ele não é funcional, pois ele trava, sai fora do ar, entre outros problemas que fazem qualquer um desistir da compra. Por isso muita atenção hein?


Além disso ter um site organizado, com categorias e subcategorias simples, fazem com que as buscas em seu site sejam fáceis e rápidas, otimizando o tempo do seu cliente.



2º Passo - Planeje bem o sistema de cobrança da sua loja online


Não podemos dizer que esse passo é o mais importante do processo de criar um e-commerce. Mas, quase isso…


É nesse momento que você precisa pensar em um sistema de cobrança extremamente seguro, pois é nele que os seus clientes colocarão todos os seus dados pessoais e bancários para concluir uma compra.


Pode ser bem cansativo fazer uma pesquisa aprofundada de sistemas de cobranças verdadeiramente confiáveis. Mas esse esforço vai valer muito a pena, acredite.



3º Passo - Não se esqueça da gestão do seu estoque


Nós vamos sempre bater na tecla de que você precisa ter uma boa gestão do seu estoque, sabe por que? Porque sem ela, o seu negócio pode acabar antes mesmo de começar.


Para você entender a importância desse tipo de gestão, imagine se você como cliente, escolhe um produto e na hora de fazer a compra descobre que ele não tem em pronta entrega?


Viu como isso pode ser frustrante, tanto para quem compra quanto para quem vende?


Uma gestão de estoque serve também para definir qual o lugar da armazenagem do produto. Esta escolha deve ser criteriosa, uma vez que pode alterar a qualidade do produto que você vai vender, principalmente produtos comestíveis.


Um outro ponto crucial é a escolha da transportadora que vai fazer a entrega do produto do seu e-commerce. Já definiu a sua?


Atualmente encontramos muitas opções de empresas especializadas em logística de entregas.


Apesar da maioria dos e-commerces utilizarem ainda as entregas pelos correios por serem mais acessíveis, investir em uma transportadora nunca será uma má escolha.


Além de rapidez e qualidade na entrega, você e o seu cliente terão maior segurança e confiabilidade no processo de compra e venda.


E nisso a gente pode te ajudar, acesse www.zapex.com.br e venha nos conhecer.



4º Passo - Faça do seu relacionamento com o cliente o melhor


A palavra é Feedback. E esta é a sua maior arma para melhorar cada vez mais o seu e-commerce.


Mas por que?


Lembra do exemplo que demos sobre um produto que não tem no estoque e como você ficaria frustrado com isso? Na melhor das hipóteses você conversaria com a empresa e esperaria o seu produto chegar.


Mas imagina aquele cliente mega insatisfeito, e que com um pouco de razão estaria bem impaciente com o atraso da entrega, a qualidade do produto, etc?


Sem um canal de atendimento efetivo, reclamações de todos os lados surgirão e se você não tiver um belo jogo de cintura, a reputação do seu e-commerce pode cair drasticamente.


Então pra que se estressar se a solução é bem simples? Invista em um canal de atendimento ao cliente, seja atencioso e mostre aos seus clientes que o seu e-commerce é confiável e que se preocupa com ele.


Isso também vai te interessar passo a passo de como montar um e-commerce de sucesso em 2019


E então preparado para montar o seu e-commerce? Já deu para perceber que ter um e-commerce requer muito planejamento, dedicação e pesquisa né?


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