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Processo logístico: como melhorar, reduzir custos e reclamações?

Como consumidor, você já teve alguma decepção com uma compra feita pela internet? Se a resposta foi sim, saiba que essa é a pergunta que vai nortear este artigo. Então, se você já foi, ou é, um dos consumidores afetados, principalmente, por um processo logístico mal planejado, é bom que isso não reflita no seu negócio!


No primeiro trimestre de 2017, foram registradas, no ReclameAQUI, quase 70 mil reclamações sobre atrasos nas entregas. Em comparação a 2018, as queixas sofreram um aumento de 34%, com mais de 90 mil reclamações registradas no mesmo período.


Infelizmente, os dados não mentem. Porém, sempre podemos tirar algo de bom de cada situação, como, por exemplo, fazer com que o diferencial do seu negócio seja a entrega pontual. E claro que nós vamos te dar todo o suporte para que a sua empresa não faça parte destes dados.


Até o final deste artigo, eu te garanto que o seu processo logístico nunca mais será o mesmo. Aqui, você vai aprender como diminuir o número de reclamações, além de ser reconhecido no mercado como uma empresa que preza pela pontualidade.


Já ouviu falar em Logística Proativa?

Antes que você pense que este termo é um bicho de sete cabeças, saiba que não é. Ter uma logística proativa impacta não só a entrega do seu produto, como todo o processo logístico da sua empresa. Isso porque a sua principal finalidade é prever problemas futuros.

E cá pra nós, não há nada melhor do que estar preparado para lidar com erros que podem acontecer e, com isso, reduzir custos que poderiam afetar a saúde financeira do seu negócio.


Quais são os benefícios da Logística Proativa?

Soluções estratégicas


Implementar a logística proativa é confrontar estrategicamente as possíveis crises que podem surgir na sua empresa. Por isso, ter soluções antecipadas já é um diferencial e tanto quando se trata de “estar preparado para o que der e vier”.


Redução de reclamações


Nós, como consumidores, somos a prova viva de que uma entrega mal sucedida é o gatilho para queimar a imagem de uma empresa. Dentre as inúmeras reclamações que somam os SAC's de vários serviços, a entrega é um das que mais se destaca.


Porém, quando falamos em logística proativa, falamos também em ter um pensamento estratégico para reduzir aspectos que vão além de um processo logístico bem planejado.


  • Uma forma prática de entender isso é sabendo que, mesmo que não se consiga resolver um problema na entrega de forma instantânea, apenas o fato de saber que esse problema pode acontecer e como você lidará com ele ajudando o seu cliente, já conta como uma preocupação com a sua experiência.


Redução de custos


Se você previu o que iria acontecer, logo, você estará preparado para não sofrer nenhum prejuízo, certo? Então, mesmo que alguns erros ou problemas no processo logístico possam ser variáveis e você não tenha controle de quando eles virão, com uma logística proativa implementada, você economiza custos antes mesmo deles chegarem a impactar na sua empresa.


Mais tempo para investir no que importa


Nada é pior do que ficar se desgastando em resolver mil e um problemas que poderiam ser previstos com a logística proativa. Em vez disso, foque no que realmente importa. Com um bom processo logístico, o seu tempo é otimizado, possibilitando a busca de novas estratégias para a sua empresa.


Dicas de como reduzir custos, reclamações e otimizar o processo logístico


Tenha mais possibilidades - Identifique quais são as principais deficiências do seu negócio para mapear novas possibilidades de melhorias.

Rastreie sua mercadoria - Tenha em mente que o controle de localização da sua mercadoria é a segurança de uma entrega pontual para o seu cliente.

Franqueza sempre - Algumas reclamações podem ser evitadas se uma satisfação for dada. Seja qual for o problema, seja sempre claro com o seu cliente!

Pense e implemente novas estratégias - Lembra que falamos sobre a otimização do seu tempo e a possibilidade de criar novas estratégias? Pois é, busque trazer inovações para o seu negócio sempre que puder.


Um bom processo logístico impacta o relacionamento do cliente com a sua empresa

Lembra da pergunta que fizemos no início do artigo? Pois é, entenda que a decepção de um consumidor pode estar diretamente relacionada em como você implementa os processos logísticos no seu negócio.


Estar preparado para gerir um possível problema é uma habilidade que deve fazer parte do seu dia a dia. Com a utilização da logística proativa, você reduz custos, reclamações e o melhor, encanta o seu cliente em relação à experiência com a sua empresa.


A Zapex valoriza o seu processo logístico, por isso, contamos com uma equipe altamente capacitada para que você possa reduzir o valor do seu frete, entregar o seu produto sem atrasos e ter a possibilidade de dar a melhor experiência para o seu cliente.

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