Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon

©2019 

  • Zapex Logística

Tenha um planejamento logístico de ponta com estas 10 dicas

É visível como o mercado cada vez mais tem exigido excelência em todos os seus setores. Diante disso, os empresários e pequenos empreendedores precisam reconhecer como o planejamento logístico é importante. Através do planejamento logístico é possível que o seu negócio tenha melhores resultados em curto, médio ou longo prazo. Hoje existe a necessidade das empresas manterem-se competitivas e saudáveis no mercado. Devido à internet os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas que apresentam soluções otimizadas se destacam entre a concorrência. Para entender como o planejamento com a logística pode garantir que sua empresa fique a frente das concorrentes, acompanhe o texto a seguir.

Importância do planejamento logístico

Na logística o planejamento é fundamental em um negócio e consiste em diversas atividades gerenciais e operacionais. Todos estes processos precisam estar alinhados para que a sua empresa tenha o seu espaço no mercado. Para que isto seja possível é válido inserir os processos logísticos com base em alguns pontos, como:

  • Definir os objetivos;

  • Organizar as variáveis;

  • Criar os recursos adequados de modo humano e tecnológico;

  • Verificar os recursos alcançados.

Com aplicações acima, sabemos que o planejamento da sua logística vai proporcionar vários benefícios para a sua empresa, independente do tamanho. Ou seja, pode contribuir e trazer um diferencial competitivo, otimizar as operações do armazenamento e facilitar a distribuição e entrega das mercadorias.

No geral, com tudo alinhado é possível alcançar bons resultados, facilitar o trabalho com os fornecedores, além de conquistar os clientes. Mas para que tudo isso seja possível é preciso que os gestores estejam prontos para lidar com o planejamento da logística da sua empresa. Para que o método seja eficiente, trazemos a seguir 10 dicas para que sua pequena, média ou grande empresa tenha o melhor planejamento. Confira.

10 dicas para o planejamento logístico

1# Aprimorar a gestão do estoque



Para que o planejamento logístico fique eficiente é preciso ter conhecimento da logística de forma estratégica e integrada. Para um trabalho eficaz é necessário ter controle do estoque e aproveitar a tecnologia, além dos recursos técnicos e humanos. Todos estes itens devem ser aplicados de forma otimizada.

A gestão do estoque é prioridade no seu negócio, portanto é necessário organizar os produtos disponíveis para venda e facilitar o acesso das mercadorias. Em resumo, trabalhar com uma grande quantidade de produtos estocados não é vantajoso, pois os custos do armazenamento são elevados, assim como o de estocagem. Mas diminuir os produtos pode ser perigoso, já que a quantidade pode não suprir a demanda. O é ideal ter uma gestão efetiva, junto do planejamento para que o processo seja bem-sucedido.

2# Logística integrada

A logística integrada é a melhor forma de garantir uma comunicação prática com todos os setores. Com a aplicação é possível que o fluxo de produção esteja organizada para os gestores e colaboradores. Consequentemente, com esta prática é possível facilitar a rotina organizacional.

Diante disso, é comum as empresas investirem nos sistemas integrados, pois estes programas e aplicativos podem facilitar suas atividades. Com o uso é possível ter controle de várias áreas da empresa por meio de ferramentas. No ponto de vista empresarial isto pode facilitar as decisões, além de proporcionar a proatividade da sua equipe.


3# Produtividade do transporte de cargas

Ao planejar a logística é possível definir o transporte dos produtos para chegar nas localidades com mais rapidez. Para que este trabalho seja eficiente é necessário que respeite as particularidades da mercadoria, assim como a necessidade do consumidor. Logo é fundamental que isso seja feito por profissionais capacitados, além de veículos em excelente estado.

Para promover este eficiência, a empresa precisa cumprir com os prazos e preservar seus produtos. Logo, nesta etapa o planejamento deve envolver diversas etapas do transporte, para lidar com os riscos e margem de segurança para as entregas.

Hoje várias empresas estão optando pela terceirização dos serviços. Devido a grande procura, várias transportadores estão se especializando para operar com qualidade. No entanto, antes de definir é preciso que o serviço esteja organizado conforme as demandas, além de escolher os fornecedores confiáveis.

4# Fornecedores confiáveis


Hoje o mercado está globalizado, portanto é difícil a maior parte das empresas desenvolver sua atividade sem depender de fornecedores. Diante disso, uma parceria de confiança é primordial para o sucesso do trabalho. Ao optar pela terceirização dos serviços é necessário que as parcerias com outras empresas cumpram com o que foi negociado, portanto:

  • É necessário cumprir os prazos;

  • Oferecer a possibilidade de negociar preços com flexibilidade;

  • Seguir com transparência nos canais de comunicação;

  • Os reparos e serviços de manutenção devem ser feitos com agilidade.

Ainda é preciso que os aspectos legais e finais da terceirização estejam bem dispostos. A negociação com as empresa confiáveis exigem uma proteção, evita problemas e permite um bom relacionamento com os fornecedores.

5# Estoque adequado

Na logística o planejamento do estoque é extremamente importante. Não importa ter um excelente parceiro com entregas no prazo e produtos de qualidade, quando o seu estoque é mal gerido. O ideal é acompanhar como anda e verificar sempre a quantidade de produtos e como está a situação de compra e venda. Ainda é válido se programar para as ocasiões importantes, como os eventos. Nesta situação crie um planejamento para as demandas decorrentes de eventos, além de integrar o sistema com os fornecedores.

6# Mercadorias

As mercadorias precisam de cuidado, principalmente se você faz a venda de produtos variados. Neste caso é necessário dar uma atenção conforme característica dos itens.

7# Equipe capacitada

Independente do tipo do seu negócio, além de conhecer o seu produto é necessário estar sempre atento a sua equipe. Deste modo, no planejamento é preciso incluir o treinamento do time.

Com a capacitação é possível que os serviços sejam desempenhados com rapidez. No entanto, é válido sempre verificar os pontos que necessitam de melhoria para que possa garantir o aumento dos níveis dos serviços da sua empresa.

8# Acompanhar a transportadora



No processo logístico o acompanhamento com a transportadora é importante para garantir a otimização dos processos. Em caso de transportadora própria é preciso que esta atenda a sua demanda. Para auxiliar extraia um relatório para ter acesso aos históricos e tenha apoio do TMS (Sistema de Gestão de Transporte) para cálculo das rotas e custos.

Se optar por uma transportadora terceirizada não deixe de monitorar o serviço e procure sempre mais de uma empresa como parceira, para contornar os possíveis problemas.

9# Tecnologia

A tecnologia pode ser uma aliada, em exemplo é a Netshoes que não utiliza o atendimento humano. Assim o cliente que precisa fazer uma solicitação de troca/devolução do produto, apenas com o acesso à conta é possível selecionar o serviço. Neste caso vemos um exemplo clássico de como a tecnologia pode facilitar os processos.

10# Experiência do cliente

Umas das dicas principais para o planejamento é ter consciência se o seu negócio se preocupa com os seus consumidores. Com a internet o perfil do consumidor mudou muito, portanto, todos processos precisam garantir a satisfação do usuário.

Entre as necessidades é preciso oferecer preços e prazos acessíveis para a sua encomenda. Neste caso, vale melhorar os preços com entregas econômicas ou então oferecer a retirada do produto na loja. Falando em entrega, esta é prioridade, já que é a etapa que o consumidor mais deseja. Para não ter pendências nessa etapa, tenha todos os dados corretos para que o pacote chegue ao seu destino.

Além disso, é válido optar pelo serviço de rastreamento para que o cliente mantenha-se informado. Nos casos de ocorrências, inclua no seu planejamento sistemas de prevenção de ocorrências, e não esqueça de demonstrar qualidade no atendimento, caso o consumidor entre em contato. Por fim, oferecer um serviço de troca/devolução facilitado, contribui para a imagem da sua marca.

Com as dicas acima vai ser possível ter um planejamento que atenda todos os desejos do usuário. Se tudo estiver funcionando em conjunto, sua empresa vai se manter visível e contribuir para a satisfação dos seus clientes. Gostou do conteúdo? Aproveite e continue nos acompanhando nas redes sociais para receber outras dicas como esta!


50 visualizações