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Volta às aulas: 5 desafios encontrados por empresas de logística

Saiba quais são e como lidar com estes 5 desafios que a sua empresa pode encontrar no período de volta às aulas.



É hora de aproveitar o período de férias… Mas para você dono de uma loja online, este é o período ideal para colocar sua melhor estratégia em ação.


Falando em um dos melhores períodos para as venda, vem aí pergunta que não quer calar: sua empresa está preparada para as vendas de volta às aulas? Se por acaso você ficou pensando e não teve uma resposta na ponta da língua, é sinal que vem trabalho por aí.


Com o passado fim do ano, você com certeza já deve ter percebido que em períodos de alto volume de vendas, o seu e-commerce pode vir a enfrentar grandes desafios e dificuldades.


Isso vale também para você que está pensando em entrar no mercado viu?!


Não há nada mais frustrante do que, usar bem a sua estratégia de vendas, ver que deu resultado, mas na hora da grande quantidade de vendas isso vir por água abaixo.


Além das excessivas reclamações que você pode receber, a sua empresa pode ainda ficar com uma fama nada agradável no mercado, antes mesmo de se firmar como um e-commerce.


Para que isso não aconteça de forma tão traumatizante para a sua empresa, é bom estar preparado para todos os tipos de problemas que podem vir a acontecer, e para isso, conhecer as dificuldades a serem enfrentadas é essencial.


E na sinceridade, ter uma loja seja online ou física não importa, problemas surgem e dependendo, podem ser fatais para a sua loja virtual.


Sem mais delongas, vamos conhecer os 5 maiores desafios que a sua empresa pode enfrentar no período de volta às aulas.


Preparado para lucrar mais este ano? Não deixe de ler nosso último artigo onde mostramos o passo a passo de como montar um e-commerce de sucesso em 2019



Esse é o tipo de atendimento que eu mereço?

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Cá pra nós, se tem uma coisa que seu cliente vai fazer questão de reclamar é o atendimento. Se um cliente já consegue causar um grande impacto quando começa a reclamar imagina receber mais de 100 dessas reclamações.


Você pode até tentar manter a calma, (e sim, isso é necessário) mas por que não tentar reduzir todo esse estresse fazendo com que o seu atendimento seja sempre excelente até nos períodos de crise?


É necessário que você entenda que, seus clientes sempre vão exigir mais e mais da sua loja virtual, e nesse período de voltas às aulas não é diferente (até porque é um período bem conturbado).


Invista. Esta é a palavra que você tem a obrigação de seguir, investir em um bom atendimento online faz toda a diferença, fora que a sua gestão fica muito mais simplificada e eficaz.


Se você tiver condições de ter uma pequena equipe, de 2 ou 3 pessoas que fiquem em prol do SAC, você conseguirá manter o controle de tudo o que está acontecendo com seus clientes além de receber feedbacks.


Algo deu errado? Dê uma satisfação e peça desculpas pelo inconveniente, seu público quer se sentir seguro e cuidado pela sua loja, além do mais é uma questão também de uma boa educação.


É importante saber que, seus clientes não terão como ter um encontro frente a frente com você, e para algumas pessoas isso pode ser um gatilho para a desconfiança.


Mostre que a sua empresa está sempre disponível para seu cliente, seja nas boas compras ou nos problemas que podem surgir.



O frete é preço de ouro?

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Um dos fatores mais decisivos pelo abandono do carrinho em qualquer e-commerce, é o preço do frete. Afinal ele é um dos últimos passos de uma compra online, e é um dos que mais assustam os clientes.


Nesse período do início do ano, para todos nós é um dos períodos mais críticos. Afinal contas começam a surgir como IPTU, IPVA e outros tipos de gastos anuais que pesam o nosso bolso.


Um desses custos que contam com uma boa parte da grana, são as compras de volta às aulas. Assim, qualquer diferença de preço mínima que for pode ser definitivo para o sucesso das vendas.


Por isso é importante ter uma base de pesquisa assídua e eficaz para que assim, você como empresário consiga o menor preço de mercado e, consequentemente, o seu cliente também.


Uma outra solução que vem ganhando destaque em diversos tipos de e-commerces, são os chamados pontos de retirada.


Esse tipo de modalidade pode reduzir o custo do frete em até 30% para o seu cliente, além de dar maior liberdade para ele que não vai precisar ficar de castigo em casa esperando o entrega.


Vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada, e colocar no papel os pontos fracos e fortes desse tipo de entrega.




Como assim você coloca o produto a venda e não tem no estoque?

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Quem é que não fica com antipatia de uma empresa que promete algo que não tem? E sim, estamos falando do controle do seu estoque.


Como falamos no início deste artigo, saber atrair e utilizar, de forma assertiva, estratégias de marketing para fazer uma boa divulgação é primordial para conseguir mais vendas.


Mas vamos lá, imagine a seguinte situação.


Você é dono de uma loja online que vende bolsas e mochilas feitas a mão, você sabe da importância de ter uma boa estratégia e investiu pesado na divulgação da sua marca, promoções e ações de marketing para vender mais.


Porém, você não achou que nesse período de voltas às aulas, as suas vendas fossem aumentar tanto assim.


Com isso, o seu estoque estava pobrezinho de tudo, aquela pessoa que por acaso foi atingida pela sua divulgação, se interessou. Mas na hora H…


A compra não foi feita, e por que? Pelo simples (mas não tão simples assim) fato de que você não tinha esse produto no estoque.


Provavelmente seu cliente não vai querer esperar o tempo de fabricação para que assim ele possa efetuar a compra. Por isso, vamos sempre repetir isso para você: atenção ao seu controle de estoque.


Que tal dar uma pesquisada nestes três tipos de estoque?


Estoque compartilhado;

Estoque terceirizado;

Estoque descentralizado.



A entrega era em até 7 dias úteis, já se passaram 20, e aí?

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Lembra que falamos sobre dar satisfação ao seu público? Pois é, essa é uma das situações em que você PRECISA, e repito PRECISA MESMO, dar uma satisfação para o seu cliente.


Tudo bem, atrasos acontecem, greves podem surgir e muitos outros fatores podem ocorrer e afetar a entrega do seu produto.


Umas das maiores limitações nas vendas online, são os atrasos que ocorrem nas entregas dos produtos. Com isso, seus clientes podem ficar na mão, pedir cancelamento e reembolso além de fazer com que a sua empresa fique “mal falada” no mercado.


Por isso, investir em uma empresa de logística é primordial para o sucesso das vendas, faça uma pesquisa minuciosa de empresas experientes, com o preço justo e que entregam com qualidade e rapidez.


Um outro diferencial, é que algumas empresas oferecem ainda um rastreador tanto para você empresário quanto para o seu cliente, a fim de dar mais confiança e segurança para ambas as partes.




Cadê o botão “COMPRAR”?

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Ter um site otimizado é quase que uma obrigação para empresas que querem ter algum tipo de destaque no mercado. Em períodos de altos volumes de compras, como na época de volta às aulas, não poderia ser diferente.


Até porque os acessos ao site de compras passa a ser muito intenso, então se o site do seu e-commerce está deixando a desejar com um volume baixo de vendas, imagina em períodos de grandes vendas?


Quando falamos sobre otimização de site, falamos sobre praticidade e tranquilidade na hora da compra.


Seus clientes não querem passar horas (que seja minutos) na frente do computador, tentando concluir uma compra que poderia ser bem mais rápida.


Para que reclamações e desistências não ocorram, o ideal é que com no máximo 3 ou 4 cliques seu cliente consiga achar o que procura além de conseguir fechar a compra.


Invista em um layout inteligente e de simples compreensão, que agiliza a busca do seu público. Quanto mais responsivo e prático o site do seu e-commerce for, melhor será a experiência de compra do seu cliente.


E então, gostou do nosso artigo? É hora de arregaçar as mangas e colocar tudo isso em prática para a volta às aulas.


Para isso conte com a Zapex! Acesse o nosso site e saiba mais www.zapex.com.br.

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