• Zapex Logística

5 Dicas para escolher a melhor transportadora para sua empresa

Talvez um dos maiores dilemas para as novas lojas virtuais seja a escolha da transportadora como prestadora de serviço. Calcular frete, entender sobre o processo de envio e coleta e além disso tudo integrar o seu site direto com o sistema de emissão de notas e envios da transportadora, mas não se preocupe, neste post iremos dar 5 dicas para ajudar a sua escolha e facilitar esse processo!


1. Pesquise referências e indicações

Faça uma intensa pesquisa das empresas transportadoras no mercado. Procure saber o máximo que puder sobre os contatos em potencial: taxa de entregas dentro do prazo, trajetos, processos de segurança, reclamações em relação a entregas atrasadas ou produtos com defeito, entre outros aspectos.

Peça também referências de colegas do seu segmento e cheque a reputação da empresa na internet. Existem muitas reclamações ou questões de clientes que a transportadora nem sequer respondeu?

Enfim, estude as críticas, e até os elogios, que encontrar e veja se a cultura e os valores da instituição transportadora estão em sintonia com os do seu negócio.


2. Utilização de tecnologia


Não deixe de avaliar se as transportadoras utilizam recursos tecnológicos em seus processos. Afinal, a automatização ajuda a reduzir os índices de erros, extravios de informações importantes e transmite maior confiabilidade na execução das tarefas.


Portanto, para que você possa se certificar de que escolheu a melhor opção para realizar a entrega das mercadorias, é necessário avaliar muitos aspectos.


Apesar de o preço ser um fator determinante na hora de escolher uma transportadora, esse não deve ser o único critério de escolha. E, dependendo do seu modelo de negócio, outros requisitos também devem ser avaliados, como a forma de manuseio e transporte especial de determinados tipos de cargas, por exemplo.



3. Qualidade no atendimento


No primeiro contato com os gestores da empresa, é possível verificar a qualidade de atendimento oferecido. Fique atento no tempo de espera em linha até ser atendido e se o atendente é claro, objetivo e cordial. A empresa se mostra preparada, quando consegue demonstrar com clareza o segmento em que atua, fornece informações sobre os serviços prestados e esclarece suas dúvidas! Outro ponto relevante para uma empresa confiável, é verificar se existe investimento em seus funcionários com treinamentos periódicos, a fim de aprimorar seus talentos.


4. Informe-se sobre a segurança


Não há dúvida: segurança é um item de prioridade. Infelizmente, existem casos de acidentes e furtos de carga nas estradas, o que prejudica todos — tanto a empresa contratante como a transportadora.


Por isso, é importante buscar uma transportadora parceira que invista em segurança e assegure que seus produtos estarão em boas mãos. Inclusive, os sistemas tecnológicos de rastreamento e monitoramento que mencionamos anteriormente contribuem muito aqui, pois permitem que a carga esteja sempre sendo vigiada.


Confira também se a transportadora investe em sistema de câmeras para os armazéns ou pontos de embarque e desembarque de carga, seguro para os produtos transportados e uma equipe bem treinada e especializada em condução defensiva.



5. Procure saber a composição da frota


Solicite aos transportadores que informem qual é a composição da sua frota: marca, modelo, ano de fabricação e, se possível, o estado de conservação. Pois essa medida ajuda a entender se a empresa trabalha com veículos mais novos ou mais antigos.


Então não se esqueça de que, quanto mais velha for a frota, mais riscos você correrá de sofrer com atrasos na entrega, em virtude do desempenho desses automóveis e de eventuais estragos.



Com esses itens iniciais já se torna possível a escolha de uma transportadora para atender o seu negócio da melhor forma, na Zapex você encontra todos os itens citados acima e uma equipe preparada para fornecer aos seus clientes o melhor atendimento e serviço.




8 visualizações0 comentário