O frete grátis para o e-commerce é um dos fatores que mais atraem os consumidores. Em pesquisa do ComScore, o frete gratuito é considerado umas das opções para divulgação boca a boca das lojas virtuais. Os números revelaram que 63% dos consumidores colocam mais itens no carrinho quando existe o frete grátis.
Por isso, se um e-commerce cobra pelo envio é possível que o consumidor escolha outra loja com opções flexíveis. Assim, a loja virtual oferecer frete grátis significa interferir na margem de lucro. Para entender este impasse, criamos este artigo para trazer os pontos positivos e negativos em oferecer o frete grátis e qual melhor momento. Acompanhe o texto a seguir e tire suas dúvidas.
Como usar o frete grátis no seu e-commerce
Devo oferecer?
Ao optar pelo frete grátis é necessário fazer um planejamento para que não afete a parte financeira do seu negócio. Neste caso, a gestão da loja virtual deve ser feita de forma minuciosa. Logo é preciso verificar o custo e cálculo do frete para as mercadorias, os prazos de entrega, além do monitoramento destes itens. Cada vez mais os empreendedores estão pesquisando sobre esta questão.
Os dados da pesquisa do Webshoppers 34, conduzida pela Ebit/Buscapé, informou que desde 2014 diminuiu a tendência do frete grátis. Já a edição 35 do Webshoppers revelou que em 2016 as lojas virtuais diminuíram a oferta do frete grátis desde 2012. Mas, nem sempre foi assim, pois, anteriormente a maior parte das empresas utilizavam o frete grátis para atrair os consumidores. Este tipo de estratégia sempre foi muito importante, já que oferece vantagem ao público, porém, trazia desequilíbrio para as empresas, pois, eleva o custo da operação.
Mas quando as lojas utilizam esta estratégia, é natural aumentar o valor mínimo em compras para garantir o frete grátis. Isto é o que revelou a pesquisa de 2013 da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) com apoio da Brazil Panels e ComSchool na qual mostrou o aumento do valor de R$ 170 em 2013, R$ 255 em 2015 e R$ 266 em 2017.
Vantagens do frete grátis na loja virtual
Aumento das vendas
Ao oferecer o frete grátis é possível que os resultados sejam instantâneos. Isto é consequência do seu site ficar mais atraente, já que os clientes não precisam preocupar com as despesas. Normalmente as lojas virtuais possuem quantidade minima de pedido para oferecer a gratuidade no frete, o que gera vários pedidos.
Clientes leais
Hoje muitos consumidores procuram e dão preferência para as lojas com frete grátis. Com esta isenção é fácil conquistar os clientes e garantir que estes tornem-se compradores fiéis.
Competitividade no mercado
O frete grátis gera uma competitividade, ou seja, é preciso estar sempre a frente do seu concorrente e garantir a visibilidade da sua marca.
Abandono de carrinho
A maior parte dos consumidores desistem dos seus carrinhos cheios, pois, o frete as vezes é mais caro que o produto. Com a isenção da taxa, faz com que diminua o abandono dos carrinhos.
Maior tráfego em seu site
O tráfego fica muito maior quando é anunciado aos consumidores a promoção do frete grátis. Com a bonificação acaba atraindo mais usuários para a loja virtual.
Datas comuns
Ao oferecer a promoção de frete grátis é uma solução para impulsionar os dias que as vendas diminuem.
Desvantagens do frete grátis
Atraso na entrega
Para a promoção de frete grátis você pode oferecer a modalidade econômica. Nesta opção a encomenda demora para chegar e não agrada a maior parte dos usuários.
Lucro
Ao oferecer o frete grátis as despesas precisam ser “pagas” para alguém, neste caso para sua empresa. Logo o maior vilão em oferecer este serviço é a perda da margem de lucro, para conseguir absorver os custos da estratégia.
Mais gastos, tempo e equipe
Para a campanha ter uma visibilidade é necessário investir no marketing. Com a estratégia é possível desenvolver ações, fazer anúncios pagos e design específico para o projeto. Conforme o seu sistema pode ser necessário configurar a programação da sua plataforma para adição do frete grátis. Como consequência todo este trabalho também segue na mão de obra. Ou seja, com um aumento dos pedidos é preciso ter mais funcionários para pegar e embalar.
Consumidores dependentes
Um problema é que os clientes podem ficar mal-acostumados e fazer compras no site somente quando tiver a opção de frete grátis.
Aumente as vendas com frete grátis no e-commerce
Com todo processo o frete grátis também exige cautela, porém, funciona como estratégia pontual para atrair novos consumidores. Para saber como aplicar, veja algumas situações a seguir.
Sem Ticket médio
Neste caso o frete grátis é para toda a loja, porém, é ideal para os produtos pequenos. No entanto, não é prática para longo prazo, apenas se a margem de lucro compensa o frete. Como alternativa use o frete grátis para períodos curtos, datas comemorativas ou promoção relâmpago.
Com Ticket médio
Neste caso o frete tem relação com valor mínimo de compra. Isto pode funcionar se o ticket médio compensa a redução da margem de lucro. Para usar, o lojista deve ter conhecimento dos seus custos, margem de contribuição, além de definir o valor do ticket com base no frete grátis. No entanto, tudo preciso estar organizado com a precificação e os custos.
Por alguns produtos ou períodos
Neste primeiro a opção deve ser baseada com os produtos, com o hábito de compra, a região e até aqueles com boa margem de lucro. Ainda esta estratégia também funciona para queimar o estoque e atrair novos consumidores. A oferta de frete grátis por período é válida para fidelizar clientes. Logo o recurso pode funcionar, porém, atenção a falta de eficiência na entrega, prazos, estoque e manuseio dos produtos.
Clientes fiéis ou não
Para os consumidores assíduos da sua loja para que eles sintam-se importantes é válido oferecer o frete grátis. Já os usuários que não fizeram novas compras é uma forma de atrair sua atenção, como opção é válido oferecer um cupom de frete grátis para sua próxima compra ou conforme gasto na loja.
Frete por regiões
A sua loja virtual pode adotar uma política de frete grátis para municípios, cidades ou regiões na qual a distribuição é mais barata.
Sazonal
Para as datas comemorativas o frete grátis é interessante, pois, segue como uma troca na redução da margem do lucro pelos produtos. Nas datas com mais movimento é possível aproveitar e criar estratégias para oferecer frete grátis.
Frete grátis para trocas
Conforme a categoria de produtos o cliente pode ficar inseguro da compra, porém, com o frete grátis pode ser um incentivo. Os dados da pesquisa da Unifesp mostra que 30% dos produtos comprados online são devolvidos e 92% não desistiram da compra se o processo fosse mais ágil. Ainda 79% acreditam que as trocas não deveriam ter custos.
Retirar na loja física
Quando a loja virtual tem uma rede física como opção vale oferecer a retirada no local.
Como vimos acima o frete grátis pode ser uma alternativa para atrair os clientes. No entanto, sempre é preciso desenvolver um planejamento e verificar os custos para não trazer prejuízos. Mas com as nossas dicas fica mais fácil se planejar.
Aproveite para colocar em prática e conte pra gente! Não deixe também de acompanhar nossas redes sociais para receber outros conteúdos.
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