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O que é formação de preço de vendas e como montar o seu?


Saiba o que é, e por que a formação de preço de vendas afeta diretamente a decisão de compras do seu cliente.


Ter a formação de preço de vendas na ponta do lápis, é primordial para que qualquer empresa sobreviva no mercado atual.


Se por acaso você aumentar demasiadamente o preço do seu produto, a fim de valorizá-lo sem planejamento prévio, isso pode fazer com que seus clientes corram de você.


De fato vemos que muitas empresas acham que o único meio de valorizar o produto é aumentando o preço do mesmo.


Por outro lado, se os preços do seu produto estão muito abaixo do valor de mercado, o prejuízo da sua empresa é certo. É necessário encontrar um equilíbrio. Mas, como eu, um microempreendedor no meio virtual posso fazer isso?


Um erro comum que vemos, já tem muito tempo, é de que para que a empresa X ganhe o público da empresa Y, a estratégia utilizada pela empresa X nesse tipo de situação é que ela abaixe os preços de forma brusca para que os clientes queiram a empresa “mais barata”.


Se por acaso algum dia isso passou pela sua cabeça, por favor, delete esse pensamento o quanto antes.


Fazer com que a formação de preço de vendas seja eficaz o bastante para que você ganhe (ou melhor, não perca seu público), deve ser pensada de forma minuciosa.


De fato encontrar esse equilíbrio na formação de preço de vendas é uma tarefa que exige acima de tudo muito planejamento e conhecimento, mas pode ter certeza que o retorno desse estudo vai valer a pena.


Não se descabele, achando que os preços dos produtos da sua empresa estão todos errados, é para isso que estamos aqui, pra te ensinar o que é e como fazer a sua formação de preços de vendas.


Mas o que seria a bendita formação de preços de venda?




De forma bem resumida, podemos dizer que a formação de preços de vendas é a forma como você vai precificar os produtos da sua empresa, de forma criteriosa a fim de não interferir no lucro do seu negócio.


Com isso, a sua empresa consegue ter um bom planejamento financeiro, tendo a certeza de que a melhor oferta no mercado é a sua.


Na hora de iniciar a fase de formação de preço de vendas, é importante que a sua empresa observe e leve em consideração dois cenários: o ambiente externo e o ambiente interno, sendo:


Ambiente interno - Observar o ambiente interno da sua empresa, nada mais é do que saber tudo o que acontece dentro da sua empresa e que depende só de você, lojista.


Fazem parte do estudo do ambiente interno:


Estratégias gerais de negócios;

Objetivo de lucro;

Giro de estoque;

Custos das mercadorias;

Custos operacionais.


Ambiente externo - Já o ambiente externo está diretamente relacionado aos seus consumidores, concorrentes, a estrutura do mercado, ou seja, tudo aquilo que acontece de forma independente da sua empresa.


Fazem parte do estudo do ambiente interno:


Demanda alvo;

Estágio do produto;

Concorrentes;

Legislação e impostos;

Segmentação.


Um outro ponto que com certeza merece a sua atenção na formação de preço de vendas, é a identificação dos custos fixos e custos variáveis. Com isso, você pode evitar que a margem de lucro da sua empresa seja prejudicada.


Vamos entender o que é e como os custos fixos e variáveis são essenciais para o seu negócio.


Custos Fixos




Podemos dizer que, custos fixos são basicamentes custos que a sua empresa vai ter, e que independem da produção dos produtos da venda ou da revenda dos mesmos.


Um exemplo bem simples de um custo fixo é a sua conta de internet, você que vende pela internet ou tem um e-commerce, a sua empresa depende diretamente da internet para sobreviver no mercado certo?


A sua conta de internet pode sofrer pequenos reajustes solicitados por você, ou pela operadora contratada, porém ela continua sendo pertencente ao grupo dos custos fixos.


O ponto é, qualquer gasto que não esteja relacionado às oscilações na produção da sua empresa, são considerados custos fixos.


Fazem parte dos custos fixos (para vendas onlines ou e-commerces)


Água / Luz;

Internet / Telefone;

Gastos com funcionários e/ou contabilidade;

Materiais gráficos e escritórios.


Custos variáveis




Por outro lado, os custos variáveis estão diretamente relacionados ao nível de produção da sua empresa. São custos mutáveis que sofrem alterações de um período a outro.


Um exemplo muito bom para identificarmos custos variáveis, são os gastos com a matéria-prima do seu produto. Pense neste exemplo com a gente.


Luiz tem um e-commerce, no setor de decoração feitos a partir de bambu, se a marca da empresa do Luiz começa a se destacar no mercado, os pedidos irão crescer e consequentemente a produção vai aumentar.


Com isso, podemos concluir que, despesas que se modificam ao longo de certos períodos, aumento de revenda ou produção dentro da sua empresa, são considerados custos variáveis.


Fazem parte dos custos fixos (para vendas onlines ou e-commerces)



Pagamentos feitos através de vendas;

Embalagens;

Tarifas de cartões;

Tarifas bancárias;

Matéria-prima.



Para que a sua formação de preço de vendas seja eficaz e assertiva, deve-se levar em consideração os gastos gerados desde o nascimento da sua empresa, caso esteja abrindo agora o seu negócio.


Se a sua empresa já está em um processo de vendas, e você quer colocar tudo na ponta do lápis o ideal é que tudo o que foi falado aqui, como: custos fixos no ambiente interno e externo, e custos variáveis no ambiente interno e externo sejam devidamente organizados.


Como organizar?


As planilhas nessas horas são sempre as melhores opções se o seu objetivo é ter o planejamento do seu negócio bem alinhado, e elas serão também suas aliadas na hora de decidir como será feita a formação de preço de vendas.


Com uma boa formação de preço de vendas, a sua empresa conseguirá ter um bom planejamento financeiro e consequentemente terá mais segurança nas tomadas de decisões.


>> Leia também nosso artigo sobre as 4 soluções para melhorar a sua logística e economizar mais.



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