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7 técnicas para aumentar a taxa de cliques do e mail marketing

Atualizado: 8 de fev. de 2019


Afinal, o e-mail marketing ainda pode ser um aliado em suas conversões? Descubra 7 técnicas infalíveis.


Ainda há dúvidas se o nosso querido e-mail marketing ainda é uma boa escolha.


E para falar a verdade, se você souber como usá-lo, sem dúvidas, será uma ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua taxa de conversão.


Fazer com que o relacionamento com seu cliente seja assertivo.


Esse é um dos motivos pelo qual você deve usar o e-mail marketing ao seu favor, ainda mais no mundo do e-commerce.


Utilizar o e-mail marketing como estratégia de comunicação é aumentar a sua taxa de conversão e consequentemente vender mais.


Você, eu e qualquer outra pessoa quando acessamos o nosso e-mail, só abrimos as mensagens que nos chamam mais a atenção e que temos mais interesse.


Já parou para pensar que o mesmo acontece com a sua base de leads no e-mail? Seus clientes e futuros clientes só vão abrir os e-mails que acharem mais atrativos.


Como eu faço isso? Com estas 7 dicas você chega lá.


Mas antes, vamos explicar como é calculada a tão desejada taxa de cliques.


Não deixe de ler o nosso último artigo sobre O que é e-commerce? Saiba como montar a sua loja virtual


O que é a taxa de cliques do e-mail marketing?


A taxa de cliques nada mais é que a quantidade de pessoas que clicaram no seu e-mail marketing, dividido pelo número de pessoas que o abriram. Fácil né?


Explicando em números: se 100 dos seus clientes abriram o seu e-mail, e apenas 10 clicaram, a sua taxa de clique é de 10%.


Bom, a explicação pode até ser simples, mas fazer com que esses números aumentem…

Só com essas 7 técnicas:


1ª Técnica - Você tem um objetivo?


Ter em mente qual o seu objetivo ao enviar um e-mail marketing, é o primeiro passo para que o mesmo tenha uma taxa de cliques alta.


Afinal, do que adianta mandar um e-mail do nada, sem objetivo nenhum, e esperar que alguém queira abri-lo?


Por isso estude seus clientes ou o seu futuro público, e descubra o que mais os atrai. Promoções? Novidades? Descontos exclusivos?


Seja qual for o seu objetivo que na verdade é baseado no objetivo do seu público, utilize ele ao seu favor na hora de definir o norte do seu e-mail marketing.


2ª Técnica - Segmente o seu público-alvo.



Atirar para todos os lados nunca foi uma boa opção, ainda mais se tratando de e-mail marketing.


Acabamos de falar sobre o quão importante é ter um objetivo claro. Só com ele você conseguirá saber para quem será destinado o seu e-mail marketing.


Separe seu público por demografia, comportamento online, histórico de compras e por aí vai. Ah! Existem muitas ferramentas para que essa análise seja bem minuciosa.


Segmente o seu público. Fazendo isso, você consegue personalizar ainda mais o seu e-mail e assim terá certeza de que está enviando mensagens relevantes para as pessoas certas.



3ª Técnica - Capriche no layout do seu e-mail.


O que os olhos não veem, o coração não sente. Esse ditado popular nunca foi tão necessário quanto agora.


Ou seja, se o layout não tiver chamativo o bastante aos olhos do seu público, ele não vai ter a mínima vontade de abrir, e consequentemente a conversão não ocorrerá.


Por isso, invista em um layout diferenciado e chamativo.


Ah! Isso vale também para o tamanho do texto, produza um conteúdo relevante, mas que ao mesmo tempo passe a mensagem de forma mais objetiva e rápida.


4ª Técnica - Você sabe o que são gatilhos mentais?



E seguindo a lógica de produzir um conteúdo relevante para o seu e-mail marketing, uma estratégia que DEVE ser usada são os gatilhos mentais no corpo do e-mail.


E se você nunca ouviu falar, é hora de saber da sua importância e como ele pode influenciar nosso comportamento de compra.


Gatilhos mentais nada mais são do que orientações que o nosso cérebro adota, para não ter tanto trabalho de refletir sobre uma tomada de decisão.


Quando bem aplicados esses gatilhos são capazes de engajar qualquer um, podendo motivar as mesmas de forma rápida apenas com uma palavra ou uma frase de ação.


Alguns dos gatilhos mentais mais usados:


Escassez;

Urgência;

Novidade;

Autoridade;

Reciprocidade.


Saber precificar é um grande passo para seu e-commerce. Leia: o que é formação de preço de vendas e como montar o seu?


5ª Técnica - Não abriram de primeira? Reenvie.


Infelizmente alguns dos e-mails que você mandar podem não ser abertos, e é pra isso mesmo que estamos te apresentando essas 7 técnicas.


Por outro lado podem ter casos em que seus clientes simplesmente não viram, e tudo bem.


Não viu de primeira? Veja de segunda!


Atualmente, existem ferramentas que possuem o reenvio automático para casos de e-mails não abertos.


Nesta situação você deve tomar muito cuidado, pois, para o seu cliente te achar um pé no saco pouco custa. Então cuidado para não se tornar inconveniente. Ok?


Uma dica: se você ainda não tem uma ferramenta de reenvio automático, sem problemas, mude o assunto e envie 24 horas depois do primeiro e-mail.


6ª Técnica - Seu e-mail marketing deve sim ser responsivo



Da tela do computador para o celular, do celular para o tablet e por aí vai. Muito se fala sobre sites que se adaptam a qualquer dispositivo, mas o mesmo deve ser feito no seu e-mail marketing.


Imagine a seguinte situação: você, que estudou o seu público-alvo cuidadosamente assim como fez com o seu layout e seu conteúdo, e conseguiu fazer tudo certinho para chamar a atenção do seu público, mas na “hora H”...


60% desse público tentou abrir o e-mail pelo celular e não conseguiu.


Tá vendo como isso influencia diretamente na sua taxa de cliques? Crie o seu e-mail marketing de forma otimizada, afinal, você vai perder um clique por isso?


7ª Técnica - É hora da faxina!


Entre e-mails enviados e os não abertos, contatos inexistentes e/ou desativados. Tem muita coisa aí que não tem necessidade de fazer parte da sua base de contatos não é mesmo?


Então, que tal uma limpeza geral?


Continuar enviando para esses contatos além de ser trabalho jogado fora, pode fazer com que ocorra uma distorção na sua estatística em relação a sua taxa de cliques no e-mail.


Viu só? Aumentar a sua taxa de cliques no e-mail marketing apesar de um pouco trabalhoso não é tão difícil assim. E agora que você já sabe como fazer… Mãos à obra!


Quer simplificar a sua logística? Conheça a Zapex, acesse www.zapex.com.br e nos siga também em nossas redes sociais.

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