top of page
  • Foto do escritorZapex Logística

Como otimizar a logística da sua empresa para as vendas no fim de ano



Em um período em que as vendas aumentam consideravelmente otimizar a logística da sua empresa é necessário, entenda como.


De acordo com a Confederação Nacional de Comércio, as vendas no fim de 2018 devem ter um crescimento de 4,3% comparado ao ano de 2017. E com esses dados você empresário deve estar atento a uma coisa: otimizar a logística da sua empresa.


Como o cenário econômico de queda da inflação e vários outros pontos que fazem com que varejistas de todo Brasil esperem um fim de ano lucrativo. Você pode se perguntar, será que a minha empresa está preparada para esse volume de vendas?


Estar com a logística da sua empresa em dia, significa que a sua empresa está preparada para atender seus clientes da melhor forma possível. Desde a compra, até a entrega.


Com certeza na Black Friday, você já deve ter percebido se o seu negócio está ou não preparado para o volume de vendas nessa época do ano.


Clientes em geral estão cada vez mais exigentes. Fazer com que seu e-commerce se sobressaia diante dos concorrentes não é uma das tarefas mais fáceis, mas ao otimizar a logística da sua empresa, essa tarefa se torna mais possível.


Saber otimizar a logística da sua empresa, é saber lidar com o seu cliente da melhor forma possível. Como? Dando a ele a melhor experiência, antes, durante e depois das vendas.


Nesse artigo, vamos te mostrar com algumas dicas, como saber otimizar a logística da sua empresa é essencial para se destacar no mercado, além de fazer com que seu ano seja mais lucrativo e sem dor de cabeça.


Saiba quais são as 4 soluções para melhorar a sua logística e economizar mais.


# Dica1 - Antes de tudo, organização


organização

Um erro muito comum de empresas, principalmente e-commerces, é começar a anunciar as vendas pela internet, sem antes organizar dados e fazer um bom planejamento.


Tenha essa palavra como lema de vida na sua empresa, organização. É fundamental que todas as informações da sua empresa estejam bem alinhadas.


Para que se possa ter mais facilidade e rapidez na gestão, além de ter mais chances de fazer uma previsão de dados variáveis mais assertiva, um bom planejamento é fundamental.


Tenha tudo na ponta do lápis, ou melhor, em planilhas. Organize todos os seus processos, coloque todas as informações bem separadas de acordo com o volume de vendas esperado, desde informações sobre matéria-prima, como dados do pós-venda.


Tudo devidamente organizado? Vamos para o próximo passo.


# Dica2 - Estocar para não faltar


estoque

Ter um bom controle de estoque é evitar o acúmulo ou a falta de produtos durante esta época do ano. Aliás, é preciso fazer esse processo durante todo o ano, mas para as vendas de fim de ano isso se torna de extrema importância.


Você sabe que otimizar a logística da sua empresa é primordial para ter boas vendas e mais lucros. E isso também se aplica a uma boa gestão, no que diz respeito ao seu estoque de vendas.


A solução? Falamos agorinha sobre organização, então você só pode fazer uma coisa, organizar todas as informações de vendas passadas para que assim você possa ter uma previsão e uma média de como será o seu volume de estoque.


Se esse é o seu primeiro ano de vendas, não se preocupe, uma ótima saída é definir o tipo de estoque do seu e-commerce, para que a sua gestão seja melhor aplicada. Dentre eles estão alguns como:


• Estoque de Antecipação ou Sazonal;

• Estoque Consignado;

• Estoque de Contingência;

• Estoque inativo;

• Estoque mínimo;

• Estoque de ciclo;

• Estoque de produção, etc.

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre formação de preço de vendas e como montar o seu?

# Dica3 - De olho nos indicadores de performances (KPIs)


indicadores de performance

Otimizar a logística da sua empresa é necessário, você pode não ter uma fórmula mágica para fazer sucesso no mercado do e-commerce, mas se você tiver KPIs, com certeza a sua empresa já andou meio caminho para o êxito.


Mas o que são KPIs? Em inglês KPIs (Key Performance Indicator), traduzindo livremente temos, Indicador Chave de Performance. Se tratam de indicadores utilizados para medir o desempenho de ações feitas, a fim de alcançar objetivos.


Os KPIs podem ser aplicados desde os pedidos ao seu fornecedor, até o momento da entrega do produto para o seu cliente. Ou seja, eles podem ser utilizados em todo o processo logístico do seu e-commerce.


Alguns KPIs mais utilizados:

• Order Fill Rate (OFR);

• Order Cycle Time (OCT);

• On Time in Full (OTIF);

• Acuracidade de Inventário.


# Dica4 - Embalagens importam


embalagens


Sim, embalagens importam, e não é só pelo fato de chamarem a atenção por serem diferentes e bonitas. Saber definir o tipo de embalagem interfere, diretamente, na experiência de compra dos seus clientes além de reduzir gastos com trocas e devoluções.


Transportar os produtos da sua empresa, pode ser um processo bem complicado tanto para você, quanto para o seu cliente que vai recebê-lo em casa.


Ao colocar o seu produto em embalagens inferiores, situações de estresse podem acontecer. Um exemplo comum é que o seu cliente pode receber o produto com danificações e assim querer trocá-lo ou até mesmo cancelar a compra.


E para você isso significa o que? Tempo e dinheiro perdidos.


Então para que seu produto chegue em segurança no destino final, invista em embalagens firmes e de excelente qualidade para que o custo-benefício seja eficiente e assertivo.



# Dica5 - Escolha a dedo as empresas de entregas




Do que adianta saber otimizar a logística da sua empresa até um certo ponto, se na hora de escolher a empresa de entrega, isso tudo vai por água abaixo?


Para isso, é importante salientar que escolher uma empresa experiente, e que te traga facilidades, além de preços justos na hora de entregar seus produtos é essencial para reduzir custos.


Por isso, dê preferência para empresas com um bom preço de frete, qualidade na entrega, pontos de entrega e retirada em todo Brasil, além de um preço acessível e com uma excelente logística reversa.


Todos esses fatores causam um impacto enorme ao otimizar a logística da sua empresa, pois se evita estresse com atraso nos prazos, volumes altos de trocas e preços exorbitantes.


O que queremos te mostrar com todas estas dicas? Que ter um bom planejamento e uma boa gestão da logística é essencial para que estresses, riscos e prejuízos aconteçam de forma menos recorrente.


Seus clientes esperam ter uma boa experiência de vendas nesse fim de ano, e o seu e-commerce tem sim a capacidade de fazer dessa experiência, a melhor.



Gostou do nosso artigo? Simplifique a sua logística com a Zapex. Acesse o nosso site e não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.






35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page