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Conheça 5 inovações em pagamentos que devem impactar seu e-commerce

Quem trabalha com comércio certamente já ouviu falar em e-commerce ou loja online.


Essa é uma realidade presente seja nas lojas de grande porte no Brasil ou com pequenos empreendimentos sem sede física, e que tem crescido cada vez no país.


O cliente, muitas vezes, opta pelo e-commerce por poder pagar diretamente pelo site, além de contar com toda a praticidade de poder realizar uma compra sem sair de casa e receber a encomenda onde quiser.


Quem trabalha com e-commerce e quer conquistar cada vez mais mercado no comércio online tem que estar sempre antenado e conectado para acompanhar as novas tecnologias que surgem a todo o momento.


Algumas delas, como a Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade), que funciona por meio de aproximação entre um smartphone e uma máquina de recebimento, são excelentes para lojistas.


Inclusive, uma pesquisa recente mostrou que houve um aumento de pouco mais de R$ 185 bi de movimentações financeiras realizadas por meio dessa forma de pagamento entre 2012 e 2017.


As principais vantagens deste método é a segurança e a praticidade.


Pois, na maioria dos casos, ele substitui o uso de senhas, impressão digital ou reconhecimento facial, além de deixar de lado o uso de cartões e cédulas.


Apesar de incrível, essa inovação, por hora, só é utilizada por lojas físicas. Mas existem muitas outras novidades para o comércio online.


Veja a seguir as 5 inovações que devem impactar o seu e-commerce.



Pagamento mobile



Este método é uma realidade com forte tendência de crescimento, pois está sempre em constante inovação.


Inclusive, já é um dos mais utilizados no mundo todo e neste ano não será diferente.


Por meio dele, é possível realizar diversos tipos de transação financeira, basta o usuário baixar o aplicativo da financeira ou banco no smartphone.


Com esses aplicativos, pode-se pagar com cartão de crédito ou débito, pagar boletos, transferir dinheiro, entre outras operações.


Eles também reconhecem a leitura de código de barras e QR Codes pelo próprio smartphone, o que facilita muito o pagamento de compras realizadas online.


Veja um exemplo prático: o cliente compra um ingresso por um site, ele não tem cartão de crédito, porém tem um aplicativo de banco.


Dessa forma, basta ele escolher o boleto como forma de pagamento e ler o código de barras pelo próprio smartphone e pronto, o pagamento é realizado naquele instante!



Impressão digital e reconhecimento facial



Parece até coisa de ficção científica.


Provavelmente há duas ou três gerações à nossa as pessoas nunca imaginaram que chegaríamos nesse nível em pleno 2019.


Mas hoje é possível - e absolutamente comum - realizar um pagamento usando a impressão digital ou reconhecimento facial ao invés de inserir uma senha.


Este é um método de segurança infalível, pois não existem duas impressões digitais iguais e, poucas são as chances de uma pessoa extremamente parecida com você tentar comprar com o seu nome estar justamente com o seu celular.


Suponhamos que você seja uma pessoa que esqueça com frequência suas senhas.

Esta inovação também resolve o seu problema! Basta inserir sua impressão digital ou apontar a câmera para o rosto e sua senha está inserida! Incrível, não?



Ewallets - Carteiras digitais



Algumas carteiras digitais como a Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay já estão no Brasil há alguns meses, e estão crescendo a cada dia mais.


Isso porque elas servem tanto para lojas físicas quanto para o e-commerce. E a tendência é aumentarem ainda mais o seu uso em 2019.


Afinal, para o usuário, fica muito mais fácil realizar uma compra sem precisar preencher formulários, pois os dados já estão todos cadastrados.


E o melhor: tudo criptografado, ou seja, é seguro contra fraudes e roubos!


Na hora de realizar o pagamento da compra, todos os seus dados do formulário são preenchidos automaticamente - os que você já tenha cadastrado em algum momento - e basta autenticar com o token escolhido para finalizar a compra.


Simples e prático!



Cashless - sem dinheiro em espécie



O conceito de Cashless é, de forma resumida, “andar com menos dinheiro”. E, com isso, realizar mais pagamentos por meio de aplicativos bancários.


Este método de pagamento virou tendência por um motivo ruim: a grande onda de assaltos que vivemos. Afinal, andar sem ou com pouco dinheiro evita grandes perdas caso isso aconteça.


Por isso, cada vez mais as pessoas estão adotando este meio de pagamento, preferindo o dinheiro guardado no banco ou na financeira e utilizando aplicativos para realizar pagamento.


Vai precisar pagar aquele boleto e não quer pegar fila?


Basta acessar o aplicativo do seu banco, autenticar com sua senha ou leitor biométrico e pagar. Está cada dia mais fácil realizar este tipo de pagamento que é totalmente aplicável aos e-commerces.




PSD2 - Open Banking



Este método foi implantado na União Europeia em janeiro de 2018 e consiste na prestação de serviços financeiros por terceiros a partir dos dados bancários do usuário, por meio de APIs, mediante autorização.


No Brasil, esta forma de pagamento ainda não foi implantada, mas deve chegar em breve.


Inclusive, algumas empresas deram indícios de que podem adotá-la, como já foi especulado com a parceria entre o Banco do Brasil e a Conta Azul.


Se você autorizar o seu banco a ceder os seus dados a terceiros, essas empresas formarão parcerias e trabalharão em conjunto no recebimento dos pagamentos.

Isso acontecerá, pois, a transação acontecerá de forma mais fluida e integrada com profissionais de diversos segmentos.


Segundo um estudo feito na indústria de viagens pela PYMNTS, essas inovações em pagamentos reduziram cerca de US$ 74,5 bilhões em custos.


Isso ocorreu porque houve uma diminuição nas taxas dos meios tradicionais e o e-commerce otimiza a essa gestão.


O aumento dos meios de pagamento também faz crescer o lucro das empresas.

Pois, se o cliente tem mais alternativas para pagar, ele tem mais chances de fechar negócio.


Isso é bom para todos!


É preciso acompanhar tendências tecnológicas para não ficar para trás.


Além disso, a geração Z está mais engajada com o e-commerce do que nunca. Lembre-se de que ela corresponde a 32% da população mundial!


E você, já utiliza algum desses métodos no seu e-commerce?


Se sim, comente nas redes sociais nos marcando e diga o que acha de cada um deles.


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