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Passo a passo de como montar um e-commerce de sucesso em 2019

Atualizado: 13 de Dez de 2018


Pesquisas apontam que 2019 será um ano incrível para montar um e-commerce de sucesso. Não sabe como? Descubra aqui.


De acordo com a Ebit/Nielsen, as vendas do e-commerce bateram a marca dos R$ 3,5 bilhões nos quatro dias de Black Friday em 2018. Um aumento significativo de 25% em relação a 2017.


Com um cenário econômico mais que otimista, nossas atenções se viram totalmente para as vendas em 2019.


A Ebit/Nielsen apontou também que o número de consumidores únicos, ou seja, aqueles que fizeram ao menos uma compra online, cresceu 9% em relação a 2017. Com esse contexto fica tentador querer começar o seu próprio negócio, não é mesmo?


Mas como eu poderia começar o meu e-commerce do zero?


Uma série de fatores são essenciais para que, tanto você consiga montar o seu e-commerce de sucesso, quanto para manter ele no mercado (mas isso é assunto para outro momento).


O importante é que você saiba que, manter o seu e-commerce do zero realmente não é uma tarefa fácil, mas com uma boa organização e planejamento você, com certeza, conseguirá chegar ao seu objetivo.


Planejamento. Esta é a palavra que você nunca pode esquecer, e é por ela que vamos começar a te mostrar como montar um e-commerce de sucesso em 2019.


Já leu o nosso último artigo?



Primeiro passo: planejamento



O primeiro passo para que o seu e-commerce comece a existir e se mantenha no mercado, é fazer um bom planejamento.


É no planejamento que tudo começa. Estude e analise o nicho de mercado que deseja atuar, o público, seus possíveis concorrentes, matéria-prima, orçamentos em geral e por aí vai. A lista realmente é bem extensa, mas necessária.


Um outro ponto importantíssimo é a escolha da plataforma que deseja hospedar o seu e-commerce. Essa plataforma permite atualizações para otimização do serviço? O layout do site atende ao seu tipo de negócio?


Além disso, deve-se observar se o site de hospedagem é compatível com todos os navegadores e se ainda possui um bom canal de suporte e comunicação em geral.



Venda com mais segurança


Montar um e-commerce de sucesso, é dispor de um mercado com um alto potencial de lucro, porém se você já se decidiu a começar o seu negócio de vendas online, atenção: segurança no meio digital é indispensável neste caso.

As fraudes cibernéticas são infelizmente um problema intrínseco desse meio. Pelo fato de ser comum a compra pela internet com cartões de crédito, o processo de fraude fica bem mais fácil se o seu negócio não tiver o mínimo de segurança.

A empresa brasileira antifraude Konduto, realizou um levantamento no ano passado, e tiveram resultados assustadores. A cada cinco segundos, uma tentativa de fraude é registrada.

Por isso, invista pesado em ferramentas antifraude, no qual a análise de pagamento em compras com cartão de crédito será feita de forma minuciosa e segura.

Além disso é comum destas ferramentas, segurarem não só os seus dados como os dados dos seus clientes, como dados cadastrais e financeiros.


Saiba como montar a sua formação de preço de vendas

Vamos falar sobre Marketing?


Com os dados obtidos no seu planejamento, como um estudo bem-feito de quem é o seu público e como ele se comporta no mercado. Essa é a hora de usar isso na sua estratégia de marketing.


Trace todas as estratégias de marketing de uma forma mais assertiva possível. Para isso, saiba bem para quem você fala, porque você fala e como você deve falar.

É preciso que você saiba que, quanto mais informações você tiver do seu público-alvo, mais diferenciada e específica será a comunicação da sua empresa com seus clientes.

Tenha uma marca forte, e bem posicionada, dê uma atenção especial a uma identidade visual padronizada. Use e abuse do meio digital: blogs, redes sociais, e-mails marketing, chats, etc.


Não se esqueça que para conseguir um bom engajamento do seu público, deve-se também mensurar todas estas estratégias a fim de otimizá-las ainda mais.


Invista na logística e nas embalagens


Não adianta saber como montar um e-commerce de sucesso e falhar na hora de colocar a sua logística em ação.

Aceite, nenhum cliente gosta de esperar além do combinado para receber seu produto. Para que o seu e-commerce se mantenha e seja reconhecido no mercado, ter uma logística de qualidade é primordial.


Não pense que apenas no comércio de lojas físicas, é necessário estar atento ao seu estoque. Manter o controle do seu estoque e uma logística de primeira, evita prejuízos tanto para você quanto para seu cliente.


Um outro ponto que você não deve deixar de lado é a embalagem. Pode parecer bobo, mas ter uma embalagem de boa qualidade faz toda a diferença.

Coloque-se no lugar do seu cliente, e imagine receber um produto danificado por ter uma proteção que não suportou a entrega? Convenhamos que não é nada agradável.

A sua marca e a sua identidade também fazem parte da embalagem, por isso além de ter uma embalagem segura e duradoura, é necessário também ter uma embalagem que encante o seu cliente.


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Uma foto de qualidade vale mais que mil palavras


Já falamos aqui que ter uma identidade visual do seu e-commerce faz toda a diferença na hora de chamar a atenção do seu público, e consequentemente vender mais.

Isso vale também na hora de tirar as fotos para postar no site e nas redes sociais, seu produto pode ser muito bom e de muita qualidade, mas imagina colocar uma foto de qualidade inferior para mostrar aos seus clientes?


Tudo aquilo que você investiu como, matéria-prima de qualidade e um excelente processo de fabricação, vai por água abaixo se a foto estiver distorcida, sem foco e com uma péssima iluminação.

E cá pra nós, não há identidade visual que salve uma foto de baixa qualidade. Por isso, tire fotos em ambientes bem iluminados, faça uma composição de cenário, utilize de paletas de cores, etc.

Ah! Isso tudo dá para fazer pelo celular viu, não ache que necessariamente você tem a obrigação de ter uma câmera profissional de última geração para fazer boas fotos.


Não deixe de ler também: como melhorar a sua logística e economizar.



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