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Como um digital influencer pode ser o porta-voz do seu e-commerce?

O digital influencer é um conceito novo, portanto, é natural que existam algumas dúvidas sobre o assunto.


Atualmente a expressão digital influencer cada vez mais está comum e este perfil, pode funcionar em sua estratégia de marketing. O que a maioria das pessoas não sabe é que o influenciador digital pode alavancar as vendas da sua marca.


Mas antes de entrar nesta questão é preciso entender o seu significado. Acompanhe o artigo e veja algumas de nossas dicas.





O que é digital influencer?



Este termo veio do inglês e significa influenciador digital. Esta pessoa tem a capacidade de influenciar outras, por meio das redes sociais.


De forma mais detalhada, este usuário possui vários seguidores e alto engajamento em suas mídias, seja no Youtube, Facebook ou Instagram. Ou seja, estes conseguem produzir conteúdo que apresentam muitas visualizações, curtidas e comentários de modo orgânico.


Hoje este tipo de figura tem destaque nas campanhas e estratégias de marketing. O principal motivo é a possibilidade de criar uma comunicação e fidelizar os clientes.



Profissão digital influencer



Este termo pode ser visto como uma profissão e não existem dúvidas de que algumas celebridades têm este poder de influenciar. Logo, várias marcas utilizam destes usuários para divulgar os seus produtos.


Este tipo de propaganda pode vir como formato tradicional da televisão, rádio e jornal e desde antes este conceito era usado para vender produtos. Em exemplo, os artistas que estrelam novelas, cantores do momento ou pessoas com destaque na mídia.


Nestes dois, o principal objetivo é agregar o produto e trazer credibilidade e empatia com a "imagem" do usuário de forma comercial. No entanto, a diferença fica na efetividade.


Ao usar um ator em um canal vendendo qualquer produto pode ocorrer uma dispersão da mídia e pode não ter um retorno, caso o usuário não identifique com o ator ou produto.


Diferente ao anunciar em uma rede social, por exemplo, no perfil do Instagram, o seu anúncio é dedicado aos usuários que o identificam com ele e o seguem.


Logo o conteúdo é direcionado para aquele público, portanto, a dispersão pode ser menor. Como consequência, aumenta o custo-benefício deste tipo de propaganda.


Devido à chegada da internet, a profissão de influenciador cresceu e agora está mais segmentado e regionalizada.


Existe influencers para cada área de atuação e com posicionamento sobre um tema em específico. Ao compartilhar sua opinião, conceitos, experiências e bagagem garante uma credibilidade para o seu público.





Tipos de influencer


Para usar estes "profissionais" como estratégia de marketing é preciso entender como são suas categorias. Cada um tem capacidade de trazer um melhor alcance, ressonância e relevância para sua marca. Entre eles têm:


Top celeb


Estes são as celebridades que todos conhecem e que apresentam uma ligação com a marca. São úteis para gerar força para sua marca (awareness), mas não ajudam a vender mais.


Fit celeb


Esta celebridade é conhecida e possui conexão com seu mercado, porém, existe um maior investimento, mas o retorno pode ser igual.


Autoridade


Uma influenciador de autoridade possui conhecimento do que fala e alta ressonância na comunidade.


Ecossistema


Este é um grupo de pequenos influenciadores que tem domínio do assunto e pode ajudar a aumentar sua repercussão.


Trendsetter


O Trendsetter é visto como líder e é bastante conectado e pode ajudar a posicionar sua marca.


Jornalista


O jornalista alcança os usuários para quem escrevem, falam ou aparecem.

Público interno


Os funcionários da sua empresa também são especialistas nos seus produtos e serviços. Uma opção é engajar e apostar nas suas publicações das redes sociais.



Estratégias com digital influencer para o e-commerce


A maior dúvida ao contratar o influencer é se este vai ser o representante da sua empresa para sempre. Isto pode ocorrer, porém, altera conforme o tipo de estratégia.


O tempo de relacionamento pode ser diferente de acordo com a estratégia de aplicação. Em exemplo, veja algumas opções de marketing de influência:


Ativação: são inserções pontuais, como um vídeo da celebridade no evento da sua marca;


Campanha: envolve o trabalho de diversas ações por um determinado período e com objetivo final;


Embaixadores: esta é uma relação entre marca e o influenciador que pode ser eterna ou não.





Direcionar para o e-commerce


O usuário que vai trabalhar sua marca precisa atuar de forma que apresente os pontos forte do seu negócio. Neste caso é preciso ter uma mensagem do que vai transmitir, além disso, é preciso que soe de forma natural.


A sua estratégia depende do seu modelo de negócio, público alvo e o tipo de produto.


A identidade do influenciador digital precisa combinar com a sua marca.


Para funcionar no seu e-commerce é preciso analisar a relevância do profissional. Assim vale conferir se a pessoa é famosa, tem credibilidade e boa aceitação para o seu público.


Além disso, é preciso que o influenciador consiga alcançar o público da sua loja virtual e outros usuários. Por fim, o engajamento é importante, pois, este pode influenciar o público que atinge, desde as curtidas, comentários, compartilhamentos, ou seja, tudo que gerar um envolvimento.


Com o posicionamento correto é possível trazer:


1# Maior alcance


Os influenciadores possuem uma alta audiência e isto pode ser positivo para sua loja, caso consiga atingir e impactar vários usuários.


2# Quantidade e especificidade


Com várias pessoas impactadas é possível que este marketing de influência sirva o seu e-commerce e atinja perfis definidos e segmentados.


3# Engajamento


Como os influenciadores digitais possuem um público fiel os seus usuários confiam no que falam ou fazem. Quando o conteúdo é replicado por estes é possível conquistar altas taxas de engajamento, diferente que uma loja poderia atingir.


4# Indicação


Com este trabalho este influencer irá indicar a sua marca. Lembrando que hoje a maior parte dos usuários levam em consideração a opinião de conhecidos, amigos e familiares ao comprar um produto.


  • As parcerias podem potencializar o marketing com alguns projetos como:


  • Blog post ou vídeos dos produtos, direto no canal do influenciador, ou feito pelo profissional com publicação no seu, ou no canal dele;


  • Curtidas e comentários do influenciar no seu conteúdo;


  • Compartilhamento do conteúdo por meio do influenciador;


  • Personalização dos blogs, canais ou redes sociais com marca do influenciador.


Agora que você conhece um pouco do trabalho dos influenciadores digitais é possível compreender como estes fazem a diferença no mercado de atuação.


Se você deseja contratar um não esqueça de pesquisar e definir qual é mais relevante para sua loja virtual.


Com a escolha certa é possível promover o seu negócio. Gostou do post? Não deixe de seguir nossas redes sociais e ver outras dicas para promover o seu negócio. Acesse www.zapex.com.br e saiba mais.



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